20 de junho de 2012

Twitter: o que é, como criar, como usar...




Afinal de contas, o que é o Twitter?
O Twitter nasceu em 2007, como um microblogging, onde a pergunta-chave era (e ainda é) “what are you doing?” – ou seja - o que você está fazendo? A resposta não poderia passar de 140 caracteres e até hoje funciona assim.
De lá para cá, a função inicial do Twitter foi se modificando e hoje ele serve para muitas coisas. Atualmente, a maioria dos usuários utiliza o Twitter para informar-se e para informar, já que cada perfil funciona como uma estação de rádio, enviando mensagens para quem está sintonizado naquele instante.
O Twitter parece também um MSN a céu aberto, onde todos podem acompanhar um chat ao vivo de seus amigos e ainda dar seus próprios palpites na conversa.
Outro grande atrativo do Twitter é a possibilidade de acompanhar e até de interagir com celebridades da TV, do cinema e dos blogs – sim, blogueiro também é celebridade!

Regras de convivência 

Seja discreto e faça como sua avó te ensinou: observe mais e fale menos ;) Quando você estiver familiarizado, aí sim, pode se jogar, respeitando as seguintes regras:
  • Não implore para ser seguido
  • Não faça SPAM do seu blog
  • Não peça para ser re-tuitado
  • Não importune quem você não conhece





A linguagem no Twitter
A linguagem usada no Twitter é toda peculiar, muitas vezes abreviada devido à falta de espaço e repleta de hashtags. 
As tags (#) podem ter alguma utilidade ou não. É uma espécie de marcador de uma mensagem, que lá é chamada de tweet.
Exemplos:: #prontofalei, #forasarney, #bjsmelinka, #partiu #followfriday
No Twitter, usamos alguns símbolos para demonstrar nossas emoções:
:D (sorriso) ;) (piscada) :) (sorriso discreto) \0/ (comemoração) O_o  assustado)

Existe, ainda, o RT - que é uma forma de repassar aos nossos seguidores mensagens que queremos compartilhar. Isso não quer dizer, necessariamente, que estamos concordando com aquele tweet, ok? Pode ser apenas algo engraçado.



Um reply é uma resposta a algum tweet, seja pessoal ou geral e a DM é a direct message, aquele tweet que enviamos a alguém em particular e que, obrigatoriamente, essa pessoa tem que nos seguir para poder receber a mensagem.


####################################################################
O que você precisa saber: Na página inicial (home) você verá, à esquerda o seu nome de usuário, seu avatar (foto) e, logo abaixo, quantos tweets você já enviou. Um pouco mais embaixo vemos quantas pessoas seguimos (following), quantas nos seguem (followers) e de quantas listas fazemos parte. Na guia Home, temos os seguintes links:
  • @nossonome, que são as respostas que recebemos de nossos amigos
  • as direct messages: são as mensagens ocultas (só o destinatário lê)
  • favorites : tweets que marcamos com estrelas
  • Retweets – tweets que retuitamos e que fomos retuitados (detalhes mais adiante)
Na coluna da direita temos a caixa de texto, que usamos para escrever nossas mensagens (tweets) e para responder (reply) as mensagens de outras pessoas.
Existem também as hashtags (marcadores) que são antecedidas por um sinal #. Exemplos: #bjsmeliga #comofaz #medo #prontofalei #cparty e por aí vai. A linguagem empregada no Twitter é, digamos, peculiar.



#####################################################################

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seu comentário!